Avaliação diagnóstica da educação, Prova Paraná será retomada nesta semana

Pouco mais de um ano e meio depois da última edição, a Prova Paraná será retomada em toda a rede estadual de ensino. De acordo com a Secretaria estadual da Educação e do Esporte, a edição da Prova Paraná 2021 será realizada em dois dias consecutivos: nesta quarta-feira, dia 15/09/2021 e quinta-feira, dia 16, cada dia para um caderno, 1 e 2 respectivamente.

Na próxima semana, o cenário se repete nos dias 22 e 23 de setembro para atender o sistema de rodízio dos estudantes (onde for necessário). Em ambos os dias a duração da prova será de 2h30.

A pedido de secretarias da Educação dos municípios, a aplicação da Prova Paraná para os estudantes do 5º ano das escolas de redes municipais que optaram pela adesão ocorrerá no período de 4 a 8 de outubro.

A Prova Paraná visa fornecer informações sobre o nível de apropriação dos conhecimentos dos estudantes em relação aos conteúdos e às habilidades consideradas essenciais para a etapa de ensino avaliada, além de auxiliar professores, equipes gestoras e pedagógicas na organização de ações e estratégias que contribuam para o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

No caderno 1 serão avaliadas as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática para todos os anos, com exceção do 5º ano, que não terá prova de Língua Inglesa. Do 6º ao 9º ano serão 60 questões, sendo 26 de Língua Portuguesa, 26 de Matemática e 8 de Língua Inglesa. Para as séries do Ensino Médio, são acrescidas cinco questões de inglês, totalizando 65 questões no total.

Já o caderno 2 contemplará as disciplinas de Ciências da Natureza, História e Geografia, para os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e Ciências da Natureza e Ciências Humanas para o Ensino Médio. São 39 questões para estudantes do Fundamental II, sendo 13 de cada disciplina (Ciências da Natureza, História e Geografia). Para os alunos do Médio serão 52 perguntas, divididas igualmente entre Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A inclusão das disciplinas do caderno 2 é uma novidade desta edição da Prova Paraná, que vai abordar conteúdos do primeiro trimestre (praticamente todo remoto).

 As correções serão feitas por professores e pedagogos das escolas e podem ser enviadas para a Secretaria da Educação até o dia 25/09. Ela pode ser realizada  através do aplicativo Corrige, desenvolvido pela Secretaria (disponível para o sistema Android).

Se o professor ou pedagogo não tiver aplicativo ou celular, tem outra opção, que é mandar por e-mail a prova.

LEIA MAIS

DESTAQUES