Coronavírus: UFPR define vestibular 2020/2021 em fase única; prova será em 18 de julho

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) definiu nesta sexta-feira (30), que o vestibular 2020/2021 será realizado, excepcionalmente, em única fase, no dia 18 de julho.

A prova será composta por 60 questões objetivas e uma produção de texto. A necessidade de alteração do modelo do processo seletivo ocorreu diante do cenário de restrições e evolução do quadro epidemiológico da Covid-19 no Paraná, a expectativa dos candidatos e a retomada do calendário acadêmico, com a definição do início do ano letivo 2021.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destaca que a decisão viabiliza a realização de todo o processo, com dias adequados para correção, divulgação de resultados e matrículas dos calouros.

No modelo aprovado, o vestibular 2020/2021 será realizado em única fase, com uma redução de 30% no número de questões – eram 90 e passam a ser 60 questões. Haverá apenas uma questão de produção textual, valendo 30% da nota total, no modelo de texto dissertativo argumentativo. Conforme a UFPR, para os cursos que tinham questões discursivas específicas na segunda fase, será dado um peso maior nas disciplinas da prova objetiva.

LEIA MAIS

DESTAQUES