Detran-PR implementa sistema mais seguro para transações de carros 0 km na segunda-feira

Todos os veículos zero km do Brasil serão cadastrados e comercializados por meio do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) 0 km a partir desta segunda-feira, dia 24/01/2022. O Renave é um conjunto de transações informatizadas, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e está integrado ao Sistema Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que controla o estoque de veículos, desburocratiza e acrescenta segurança para a transferência de veículos em todo o território nacional. 

O Renave 0 km consiste em transações sistêmicas entre montadora e concessionária, e concessionária e comprador final. O projeto pretende contemplar a comercialização de todos os veículos, novos ou usados, de acordo com o cronograma de implantação estabelecido entre os Detrans e a Senatran. 

Com a implantação do Renave 0 km, o serviço de primeiro emplacamento no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) só poderá ser realizado após a confirmação por meio das transações sistêmicas entre a concessionária, o Serpro (Senatran), e o Detran no estado no qual o veículo será emplacado, confirmando a procedência do veículo. Nesta etapa do projeto não estão contempladas vendas diretas e veículos inacabados. 

LEIA MAIS

DESTAQUES