Escorpião é encontrado em apartamento no centro de Palotina

Um escorpião amarelo foi encontrado em um apartamento na noite de terça-feira, dia 10/05/2022, na região central de Palotina.

Este foi o 15º registro de escorpião no município somente em 2022. O morador que encontrou o escorpião, matou o aracnídeo e levou até a vigilância em Saúde do município, onde é feita a notificação dos casos. Segundo a vigilância, a região central da cidade é onde vem sendo registrado o maior número de escorpiões encontrados, e na maioria dos casos, é encontrado o escorpião amarelo, que possui veneno e pode ser letal.

A vigilância ressalta a importância da notificação, e orienta que é autorizado matar o aracnídeo para realizar a entrega. A notificação desses casos é necessária, uma vez que o município precisa estar sempre notificando o estado sobre a presença desses animais, para que seja disponibilizado o soro antiescorpiônico para a cidade, que pode registrar casos de acidentes com o aracnídeo, o que pode levar até mesmo a morte.

É necessário ainda ressaltar que, grande parte dos casos tem sido registrados em apartamentos, uma vez que o escorpião tem se deslocado pelo sistema de esgoto da cidade, devido a incidência grande de baratas nas tubulações, que são a principal fonte de alimentos para escorpiões. Por isso, é recomendado colocar telas em ralos e outros acessos de esgoto, para que seja evitado a entrada do inseto em residências, evitando assim acidentes.

Fazendo um balanço dos últimos anos, em 2021 foram 55 notificações de escorpiões no município de Palotina e em 2020, 45 notificações.

Em caso de picada de escorpião, procure urgentemente uma unidade hospitalar. O veneno é letal e pode matar em algumas horas a vítima.

LEIA MAIS

DESTAQUES