Investimento de R$ 263,5 milhões garante obras rodoviárias em todo o Paraná

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) investiu R$ R$ 263,5 milhões em obras rodoviárias em 2020. Há mais de uma dúzia de obras de grande porte em andamento em todas as regiões do Estado, além de dezenas de menor porte.

Este ano a população acompanhou o início dos serviços na duplicação da PR-092, a Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, obra que inclui dez pontes e quatro viadutos, novas vias marginais e execução de pavimento de concreto na via central. Outros destaques foram a retomada do Contorno de Francisco Beltrão e do Contorno de Palotina, obras que aguardavam desapropriações para ter continuidade.

Estão em fase de conclusão as obras de duplicação da PR-445, entre Londrina e o distrito de Irerê, e da PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo. Ambas contam com iniciativas que darão continuidade a essas duplicações. No caso da PR-445 está em andamento o projeto executivo de duplicação entre Mauá da Serra e Irerê e na PR-323 já são duas obras sendo licitadas, uma de Doutor Camargo até o Rio Ivaí e outra em Umuarama, do Trevo do Gaúchão até o entroncamento com a PR-468 (acesso para Mariluz), além de execução de terceiras faixas em 23 segmentos considerados críticos.

Outra obra de duplicação em andamento é a da PR-412 em Matinhos, a Avenida Juscelino Kubitschek. Os serviços iniciaram no segundo semestre de 2020 e devem ficar prontos no final do ano que vem.

Cinco obras de pavimentação estão em execução: PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul; PR-912, entre Palmas e Coronel Domingos Soares; PR-685 entre Tamboara e Juranda; PR-090, no acesso ao futuro Contorno de Castro, e na PRC-466, em Pitanga, para acesso às indústrias locais.

Três Obras de Arte Especiais estão sendo executadas individualmente: uma nova ponte sobre o Rio Iguaçu em União da Vitória, uma trincheira na BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu, e um viaduto na PRC-272, em Iporã. Há, ainda, duas obras de restauração de pavimento, uma na Avenida Bento Rocha, em Paranaguá, e outra na PR-578, entre Santa Cruz do Monte Castelo e Ivaté.

O DER/PR também realiza várias intervenções menores, como a recomposição de sistemas de drenagem ou de aterros, em sua maioria com valores abaixo de R$ 1 milhão, ou mesmo por administração direta.

PRONTAS – Em 2020 foram concluídas cinco obras: a duplicação da PR-417, a Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo; a duplicação de um trecho da PRC-466 no perímetro urbano de Guarapuava; a restauração do pavimento entre Nova Tebas e o Rio Muquilão; a construção de uma trincheira na PR-492 próximo a Rondon, e a implantação do Contorno Noroeste de Pato Branco.

Quase R$ 600 milhões são aplicados em serviços de conservação

O Governo investiu, por meio do DER/PR, R$ 583,8 milhões de reais em serviços de conservação nas rodovias estaduais ao longo de 2020. São melhorias em pontos críticos do pavimento e no entorno das pistas, aumentando a segurança e o conforto para os condutores e passageiros. Os serviços ocorrem por meio de três programas: Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep), Conservação de Pavimentos (COP) e Conservação de Faixa de Domínio.

R$ 825 milhões são destinados a licitações de grandes obras

Ao longo do ano de 2020 o DER/PR publicou licitações para a execução de grandes obras e elaboração de projetos e estudos que superaram a marca dos R$ 825 milhões. São duplicações, ampliações da capacidade, pavimentações e novas obras de arte especiais (trincheiras e viadutos) que começam a sair do papel e passarão a integrar a malha rodoviária paranaense nos próximos anos.

Em nossa região, foram licitadas a restauração e ampliação da capacidade das rodovias PR-239 e PR-317, entre Assis Chateaubriand e Toledo, incluindo a implantação do Contorno Oeste de Toledo.

DER/PR fiscaliza obras de leniência que somam R$ 450 milhões

Obras rodoviárias que representam um montante de mais de R$ 450 milhões estão em andamento nas rodovias paranaenses, por meio de acordos de leniência entre o Ministério Público Federal e empresas investigadas pela Operação Integração, um desdobramento da Operação Lava Jato. O DER/PR ficou encarregado de aprovar os projetos de engenharia e fiscalizar a execução das obras.

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