Osvaldo Carnelosso recebe título de Cidadão Honorário de Palotina

Na noite de terça-feira, dia 17/05/2022, a Câmara de Vereadores de Palotina realizou sessão solene para outorga do título de Cidadão Honorário ao advogado Dr. Osvaldo Carnelosso. A sessão foi realizada na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Palotina (Assemp) com a presença de familiares, autoridades e convidados.

A homenagem foi proposta pela vereadora Márcia Berno Cecluski, sendo aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 4 de abril. Ausente da sessão seguindo recomendação médica, a vereadora justificou que a homenagem reconhece os relevantes serviços prestados pelo advogado à comunidade no exercício do seu trabalho na advocacia e também como cidadão. Ao fazer uso da palavra o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti enalteceu o importante trabalho realizado por Osvaldo Carnelosso que foi um dos primeiros advogados a atuar no município. O presidente da Câmara, Eurico Fernandes Barbosa, registrou que o advogado realizou um trabalho em prol da comunidade e ajudou muitas pessoas através de sua profissão.

O homenageado também discursou e disse que sua satisfação é ajudar a comunidade. Ele agradeceu a Câmara de Vereadores e a vereadora Márcia Berno Cecluski pela homenagem. “Nosso sentimento é de profunda gratidão pela homenagem que reconhece o esforço e dedicação que ele ofereceu em prol de Palotina”, disse Priscila Carnelosso, uma das filhas do homenageado.

Entre outras lideranças, estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito Felipe Zago; o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Palotina, Evandro Mauro Vieira de Moraes e a promotora de Justiça e Cidadã Honorária de Palotina, Dra. Cristiane Aparecida Ramos. 

História – O advogado Osvaldo Carnelosso é natural de Tupacireta/RS. Aos 13 anos mudou-se para a cidade de Santa Maria. Foi seminarista no Distrito de Vale Veneto, município de São João do Polêsine e depois cursou Direito na Universidade Federal de Santa Maria. No ano de 1969 mudou-se para Palotina com sua esposa, Doraci Mayer Carnelosso (in memoriam) a convite do Padre Pedro Reginato. O casal teve três filhas: Priscila, Karin e Caroline. Osvaldo Carnelosso foi o primeiro advogado da Prefeitura Municipal e o primeiro procurador concursado.  Sempre esteve envolvido nas causas sociais e tinha como lema ajudar a todos os que não tiveram a mesma oportunidade de estudar que ele teve. Na Prefeitura, exercia seu cargo muito além das horas contratadas e estava sempre disponível ao atendimento da população. Chegou a ser conhecido como o “Advogado do Povo”, tanto era sua contribuição para com os menos favorecidos.

Osvaldo Carnelosso também foi vereador, sendo eleito para dois mandatos, de 1992 a 2000. Ele também foi um dos fundadores da Associação dos Servidores Municipais de Palotina (Assemp). Como um dos advogados mais antigos do Paraná, ele homenageado recentemente no livro “Da Poeira & Lama à Nuvem”, escrito por Ernani Buchmann e lançado Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná.

LEIA MAIS

DESTAQUES