Palotina tem maior taxa de Covid, mas o menor índice de letalidade da 20ª Regional de Saúde

Dados do último boletim regional mostram que Palotina possui a maior taxa de incidência de Covid dos 18 municípios da região, com 20.759/100.000 habitantes, enquanto a média regional é de 16.788/100.000.

Por outro lado, a taxa de letalidade da doença no município ficou em 1,44%; uma das menores da Regional, que tem como média 1,89%, o Estado 2,59%, o Brasil 2,78% e a média mundial é de 2,01%.

Com isso é possível demonstrar que, mesmo o contágio da doença estando elevado, muitas vezes porque as pessoas nao seguem as orientações do protocolo sanitário; a rede de serviços de saúde do município tem funcionado a contento. “Isso deve-se ao acesso facilitado ao Centro de Triagem, protocolo de atendimento adotado pela equipe, importância do monitoramento Covid, retaguarda com exames e para os casos graves os leitos de referência de Enfermaria e UTI do Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, que têm garantido tratamento especializado e de alta complexidade, com equipe multidisciplinar”, diz o secretário municipal de Saúde, Edivaldo Bertho.

“Soma-se a isso a interface dada pela Vigilância em Saúde na notificação dos casos e resultados dos exames e toda a equipe de apoio/bastidores que trabalha para que tudo isso funcione adequadamente com insumos, medicamentos e infraestrutura”, relata a coordenadora de Saúde, Nissandra Karsten. “Parabenizamos a todos que atuam nessas diversas ações e que contribuem diariamente para esse enfrentamento ao covid-19, destaca o prefeito de Palotina e presidente do Consamu Luiz Ernesto de Giacometti.

Casos ativos crescendo – Desde o dia 12 de novembro até o dia 25/11/2021, os boletins diários com casos ativos de Covid-19 mostravam 7 casos ou menos e nesta quinta-feira, houve um acréscimo passando para 12 casos ativos. Subiu também o número de pessoas em isolamento domiciliar para 54 e os casos em investigação somam 42.

Óbito – O boletim desta quinta-feira, também mostra que o município registrou um novo óbito decorrente de complicações de Covid-19, sendo a vítima um homem que estava sendo acompanhado em casa, com 91 anos de idade. A morte aconteceu na terça-feira, dia 23/11/2021.

LEIA MAIS

DESTAQUES