Saiba como funciona a justificativa eleitoral neste ano

Conheça as formas virtuais e presenciais de justificar seu voto caso seja necessário.

E-Título – O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderá apresentar justificativa pelo aplicativo e-Título. A justificativa pelo e-Título contará com a tecnologia de geolocalização. Não é necessário anexar documento que
comprove o motivo da ausência às urnas. Apenas o eleitor com inscrição regular e com acesso à internet poderá apresentar justificativa pelo e-Título.

O eleitor com inscrição cancelada que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição, ou aquele que, por algum motivo, não consiga acessar o e-Título, poderá apresentar o requerimento de justificativa impresso nas mesas receptoras de voto ou nas mesas receptoras de justificativa, onde houver.

Sistema Justifica – O sistema Justifica estará disponível a partir do dia seguinte ao da eleição: https://justifica.tse.jus.br/. Após a eleição, o eleitor com inscrição regular
também poderá apresentar o requerimento de justificativa pelo e-Título. Nesse caso, será obrigatório anexar um documento que comprove o motivo da ausência às urnas.

O eleitor poderá apresentar a justificativa pelo e-Título até o dia 14/01/2021, com relação ao primeiro turno; e até o dia 28/01/2021, com relação ao 2º turno da votação.

Após a eleição, o eleitor também poderá apresentar justificativa pelo Justifica, sistema disponível nos sites da Justiça Eleitoral. Nesse caso, será obrigatório anexar um documento que comprove o motivo da ausência às urnas.

O eleitor poderá apresentar a justificativa pelo Justifica até o dia 14/01/2021, com relação ao primeiro turno; e até o dia 28/01/2021, com relação ao 2º turno da votação.

Cartório Eleitoral – O eleitor também poderá apresentar o requerimento de justificativa juntamente com o comprovante do motivo da ausência ao cartório eleitoral. Nesse caso, é necessário contatar o cartório para verificar como está sendo o atendimento em virtude da pandemia. O eleitor pode pesquisar os endereços e telefones das Zonas Eleitorais nos sites da Justiça Eleitoral.

LEIA MAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES