Semana Santa é marcada por diversos momentos celebrativos na Paróquia São Vicente Pallotti

Depois de dois anos com presença nula ou parcial de fiéis, por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Paróquia São Vicente Pallotti volta a celebrar como em anos anteriores a Semana Santa, que tem os dias mais importantes do calendário e vivência cristã.

O Domingo de Ramos, celebrado neste ano em no dia 10 de abril, relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém como salvador da humanidade, em Palotina estas celebrações aconteceram desde o sábado até domingo à noite com a Missa Jovem.

Na terça-feira, dia 12 de abril, aconteceu a celebração do encontro, uma devoção que tem por finalidade relembrar o que aconteceu na Via-Sacra, quando Jesus Cristo sofrendo as dores físicas e psicológicas, encontra com sua mãe, Maria, na devoção, o encontro se dá entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Neste dia também, na Igreja Matriz São Vicente Pallotti, aconteceu a encenação da Via-Sacra realizada pelas crianças da catequese.

Tríduo Pascal – O ponto alto da Semana Santa acontece durante o tríduo pascal, que inicia nesta quinta-feira, dia 14, com a Missa de Lava-pés, instituição da eucaristia e do sacerdócio, às 19h30. Para hoje, pede-se então, que os fiéis que participarem da celebração, levem pão para partilhar após a missa. Após a celebração, pastorais, movimentos, demais grupos e quem mais tiver interesse, pode participar dos momentos de adoração que vão acontecer desde o encerramento da celebração de quinta-feira até o início da celebração de sexta-feira.

A sexta-feira santa é celebrada recordando a morte de Jesus Cristo, a celebração da Paixão vai acontecer às 15h, em seguida haverá a procissão do Senhor Morto, e para este dia, pede-se que cada família ou pessoa, leve uma cruz, feita de qualquer material para posteriormente ser queimada, simbolizando a morte para o pecado.

O sábado santo será celebrado às 20h30, o rito que marca esta celebração é a bênção da água e do fogo, por isso, pede-se que sejam levadas água em garrafa e velas para serem abençoadas. Já no domingo, a celebração da Páscoa vai acontecer às 08h30, com batizados.

Clique aqui para receber as principais notícias pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha de Palotina.

LEIA MAIS

DESTAQUES