Já sou assinante!

Ainda não sou assinante?

Assine já

para acesso ilimitado

Acesse gratuitamente!
Clique aqui

Coluna RADAR 05/08/2022: Tem início a CPI, com comentários na Câmara e redes sociais; Iluminação pública em Palotina; Eleições 2022; Feira Ponta de Estoque

Contas 2020 aprovadas
Nesta semana foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 003/2022, que aprova as contas do Município de Palotina referente ao Exercício Financeiro de 2020, de responsabilidade do ex-prefeito Jucenir Leandro Stentzler.

Sem ressalvas
Conforme informações, a prestação de contas foi aprovada sem ressalvas do Ministério Público ou Tribunal de Contas do Estado do Paraná. E os pronunciamentos sobre as contas, feitos na última sessão da Câmara, desencadeou comentários nas redes sociais desta semana.

Reclamação
O vereador Val reclamou durante a sessão da Câmara que o profissional responsável, ou os profissionais responsáveis, da Prefeitura não encaminharam nenhuma informação ao MP e TCE-PR sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito aberta na Câmara que está investigando supostas irregularidades com horas extras e outros na garagem da Prefeitura durante a gestão passada.

Favorável
Por conta do parecer do MP e TCE-Pr, o vereador Val sugeriu que os demais vereadores seguissem o seu voto e aprovassem as contas.

Redes sociais
Nesta semana circulou nas redes o vídeo do comentário de Val na sessão, e na sequência circulou áudio do vereador Maltauro. Na mensagem, este último comenta sobre a incoerência dos fatos. Disse que as cotas estão aprovadas sem ressalvas, que o próprio Val sugeriu o voto junto com o dele, favorável, mas aí por outro lado ele solicitou a investigação da CPI para averiguar supostas irregularidades.

Respostas
Será que existem irregularidades? Ou será que é uma investigação para perseguir politicamente uma ou outra pessoa? Os resultados da CPI devem responder essas perguntas.

CPI
Falando na CPI, nesta sexta-feira a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Vereadores de Palotina realizará sua primeira reunião para coleta de depoimentos. A comissão investiga denúncia de supostos gastos abusivos na garagem na gestão do ex-prefeito Jucenir Stentzler. Na época, o atual vereador Rosangelo Maltauro coordenava os trabalhos na garagem. A denúncia, conforme comentamos anteriormente, foi formalizada pelo vereador Osvaldo Paulino de Freitas.

Prazo
A CPI tem prazo de 90 dias para concluir os trabalhos. Preside a comissão o vereador Sergey Sendtko (PSD) e o relator é o vereador Rodrigo Ribeiro (MDB). O vereador Thiago Mostachio (PSDB) também é membro da comissão nomeada pela Mesa Diretora.

Iluminação
Leitores entraram em contato com a redação para informar problemas na iluminação dos super postes no prolongamento da Avenida Presidente Kennedy, saída para Toledo. Entramos em contato com a Prefeitura que informou que os reparos serão realizados em breve com uso de guindaste contratado.

Eleições 2022
De acordo com o Calendário Eleitoral 2022 nesta sexta-feira, dia 5, é o último dia para a realização de convenções pelos partidos políticos e pelas federações destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatas e candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual.

Campanha
A partir do dia 16 será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Também poderão ser realizados comícios, distribuição de propaganda e campanha com uso de som de rua.

Feira Ponta de Estoque
A Acipa já está organizando a Feira Ponta de Estoque. Será no dia 10 de setembro e neste ano deverá ser realizada de forma híbrida, ou seja, no âmbito das empresas e também na praça central. A definição sobre o modelo deve ocorrer em breve.

LEIA MAIS

DESTAQUES