Já sou assinante!

Ainda não sou assinante?

Assine já

para acesso ilimitado

Acesse gratuitamente!
Clique aqui

Coluna RADAR 17/06/2022 aborda investigação de gastos na gestão Jucenir; Conexão Acipa; Livro do pioneiro Severino Genero; SRPA; e Jojup’s

CEI na pauta
O ex-prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, visita a cidade neste fim de semana. Ele vai se encontrar com lideranças e também conceder entrevista à imprensa. Um dos temas deverá ser a instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) na Câmara, a pedido dos vereadores Val, Negrona e Márcia Berno, para apurar supostos gastos exagerados na garagem da Prefeitura em sua última gestão.

Início dos trabalhos
A CEI deve iniciar seus trabalhos nos próximos dias tão logo seja definida a sua composição no Poder Legislativo. Os partidos foram notificados sobre a instalação e a Mesa Diretora deve divulgar a composição em breve. Os três vereadores que fizeram a solicitação e o presidente da casa não podem compor a comissão. Restam os nomes de Rodrigo Ribeiro, Sargento Sidney Alegre, Thiago Mostachio, Sergey Sendtko, Rosangelo Maltauro e Edivaldo Bertho.

Conexão Acipa
Depois de uma pausa de dois anos, por causa da pandemia, a Acipa volta a realizar o evento Conexão, sempre marcado pela participação de grandes palestrantes. Neste ano o convidado é o empresário Leo Chaves, da ex-dupla Victor e Leo. A Conexão será realizada no dia 23 de agosto, na Asfuca.

Homenagem
Merecidamente Ladi Berno Araldi foi homenageada com o título de Cidadã Honorária de Palotina. A outorga foi feita pela Câmara de Vereadores, sendo indicada pelo vereador Sergey Sendtko. O vereador lembrou durante a homenagem que desde 1968, quando foi concedido o primeiro título, apenas cinco mulheres foram homenageadas entre os mais de 30 títulos outorgados.

SRPA
No dia 9 de julho será realizada a assembleia para prestação de contas e eleição da nova diretoria da Sociedade Rural de Palotina (SRPA). Questionamos o atual presidente, Jonas Mário Vendrúscolo, que confirmou não ter intenção de reeleição no cargo. Jonas disse que pode contribuir compondo a diretoria, mas que os associados devem indicar um novo nome para a presidência, estimulando a rotatividade do cargo.

Livro
Severino Genero, pioneiro de Palotina, comemorou 98 anos de idade nesta quinta-feira, data que escolheu para lançar seu livro “Histórias do Barbeirinho”. O livro, escrito por Angela Couto Genero, traz histórias contadas pelo pioneiro que mudou-se para Palotina em 1955. Por aqui, viveu, trabalhou, teve vida ativa em empreendimentos e na sociedade palotinense, além de grande participação na política, tendo sido vereador. Também foi homenageado com o título de cidadão honorário de Palotina.

Jogos da Juventude
No fim de semana passado Palotina sediou a fase regional dos 34º Jogos da Juventude do Paraná, promovidos pelo Governo do Estado com organização da Superintendência Geral do Esporte em parceria com os Escritórios Regionais e municípios sedes.

Modalidades
O basquetebol definiu o campeão, Marechal C. Rondon, e as demais modalidades ainda terão pela frente mais uma etapa em Palotina, entre os dias 24 e 26 deste mês, para definir os classificados.

Frio
O domingo passado, dia 12 de junho, foi o dia mais frio desde o início do ano no Oeste do Paraná, com geadas em várias cidades. Conforme dados do Simepar, a temperatura caiu a 0°C nas estações meteorológicas de Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Palotina. Apesar do registro do Simepar, ainda não houve mensuração de possíveis perdas ocorridas em lavouras de milho em nosso município.

Futsal
A equipe do Palotina Futsal, que teve reinício do projeto com novo time em 2022, teve mais uma vitória pela Série Bronze do Campeonato Paranaense de Futsal. Desta vez, fora das quadras. A equipe de Toledo, o Embala Mais, teve julgamento desfavorável por ter escalado atleta em situação irregular na primeira fase da disputa. Por isso, perdeu os pontos. Com a decisão, o novo Palotina Futsal garantiu uma vaga na segunda fase da competição.

LEIA MAIS

DESTAQUES