Maripá convoca população para Dia D de vacinação, que ocorre neste sábado, dia 11/06

Os maripaenses terão a possibilidade de atualizar a carteirinha vacinal com todos os imunizantes disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O Dia D de vacinação ocorrerá neste sábado, dia 11/06/2022, das 8h às 17h, no Centro de Saúde da sede do município e tem o objetivo principal de ampliar a cobertura vacinal geral.

A ação ocorre simultaneamente em todo o Paraná. Estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, de rotina e de campanhas vigentes contra sarampo, gripe e Covid-19, em crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento pessoal com foto, o cartão de vacina e o cartão SUS.

“Essa é uma grande mobilização para que os pais/responsáveis por crianças e os adultos atualizem sua carteira de vacinação. Caso alguém não consiga participar neste sábado, é importante que procure a unidade de saúde da sede ou dos distritos durante a semana para que faça a atualização”, ressalta a coordenadora do setor de epidemiologia, Sandra Karina Klauck.

PÚBLICOS – A campanha de influenza é disponibilizada para toda a população acima de seis meses de idade e os grupos prioritários são crianças, gestantes, puérperas, idosos, com 60 anos e mais, professores e trabalhadores da saúde.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo tem foco nas crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos. 

A população acima de cinco anos deve atualizar seu cartão vacinal, conforme o esquema preconizado pelo PNI, sendo que pessoas de cinco a 29 anos não vacinadas ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses de tríplice viral. Pessoas de 30 a 59 anos de idade não vacinadas devem receber uma dose da tríplice viral. Trabalhadores de Saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses de tríplice viral, conforme situação vacinal encontrada.

A vacina da Covid-19 está disponível para toda a população a partir dos 5 anos. Ressalta-se, ainda, que está liberada a aplicação da dose de reforço para quem tem idade entre 12 e 17 anos e também a 4ª dose para pessoas acima de 50 anos.

LEIA MAIS

DESTAQUES