Anvisa autoriza uso emergencial de quarto medicamento para tratamento da Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira, dia 08/09/2021, através da Diretoria Colegiada, a autorização temporária de uso emergencial (AUE), em caráter experimental, do medicamento Sotrovimabe. De acordo com a agência, este é o quinto medicamento autorizado para o tratamento da Covid-19 no Brasil, sendo o quarto de uso emergencial.

Ainda segundo a Anvisa, o pedido de autorização emergencial foi protocolado em 19 de julho pela empresa pela empresa GlaxoSmithkline Brasil Ltda.

“O Sotrovimabe é um anticorpo monoclonal feito em laboratório que imita a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus. Ele atua contra a proteína spike do SARS-CoV-2 e é projetado para bloquear a ligação do vírus e a sua entrada nas células humanas. A biotecnologia farmacêutica cria ainda uma barreira para a seleção de variantes resistentes e permite que o medicamento mantenha a atividade in vitro contra cepas mutantes do vírus”, informou a agência reguladora em nota.

O medicamento é indicado em casos leves e moderados em pacientes adultos e adolescentes com 12 ou mais (que tenham pelo menos 40kg) e que estão com suspeita de agravamento da doença.

Também conforme informou a Anvisa, o Sotrovimabe será usado, somente, em hospitais e não pode ser comercializado em farmácias.

LEIA MAIS

DESTAQUES